Siga-nos

Paços de Ferreira


Paços de Ferreira é conhecida como «Capital do Móvel», por ser o famoso centro de produção e venda de mobiliário em Portugal.

Cidade do Distrito do Porto com cerca de 9 000 habitantes . É sede de um concelho com 70,99 km² de área e 60 000  habitantes , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Lousada, a sul por Paredes, a sudoeste por Valongo e a oeste e norte por Santo Tirso.

Até ao liberalismo constituía o Couto de Paços de Ferreira. Tornou-se concelho a 6 de Novembro de 1836, sucedendo ao concelho de Sobrosa, sendo a sede concelhia foi elevada ao estatuto de cidade em 20 de Maio de 1993.  No centro da cidade poderá ver o monumento ao Marceneiro, escultura da autoria do Mestre José Rodrigues, que homenageia os marceneiros do concelho, que possibilitaram a enorme evolução registada pelo concelho no século XX, que tornaram Paços de Ferreira na "Capital do Móvel", marco de referência no panorama industrial português.

Património classificado

Monumentos Nacionais
- Citânia de Sanfins (Monumento Nacional desde 20 de Agosto de 1946)
- Mosteiro de Ferreira (Monumento Nacional desde 3 de Fevereiro de 1928)
- Casa da Praça

Imóveis de Interesse Público
- Dólmen de Lamoso (IIP desde 24 de janeiro de 1967)
- Pelourinho de Paços de Ferreira (IIP desde 11 de outubro de 1933)
- Penedo das Ninfas (Sanfins de Ferreira- IIP desde 17 de abril de 1953)

Património em Vias de Classificação
Capela de São Francisco (Freamunde)
Cruzeiro de Eiriz

Produtos

Galeria de imagens

Pedir orçamento

Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line